Diagnostico Lounge do Profeta

Aspectos históricos:

Levantar a histórias do espaço: O espaço teve mudanças de origem funcional na última década. Ao longo da existência da Escola de Arquitetura o local sofreu poucas alterações como a mudança das cores, sendo sempre o teto mais claro do que as paredes, a luminária permaneceu a mesma desde a implantação da escola*. De 5 a 10 anos atrás foi instalado no lounge um telefone público* e somente no último ano, devido à implantação de um laboratório onde era a sala de descanso dos funcionários, parte dos mobiliários usados nesta sala foi reutilizado pelos próprios estudantes para formar o que é hoje um local de descanso tendo o profeta como referência.*

Aspectos de uso:



Como o espaço é usado: Local normalmente usado no turno da manhã como local de leitura e descanso, devido a sua boa iluminação. Ainda na manhã mais dificilmente é usado como ponto de encontro entre os alunos.À noite o Lounge é usado na hora da entrada e na hora do intervalo como ponto de encontro entre os alunos.* Como o lounge do profeta é um espaço de passagem dos estudantes, parte de suas paredes são usadas para afixação de cartazes no intuito de divulgar algum evento de interesse comum da Escola de Arquitetura.
As poltronas provisoriamente instaladas ficam mal colocadas tendo em vista que não é possível manter um contato direto com todas as pessoas que estejam sentadas em sofás diferentes, porém, no mesmo lugar.*


Potencialidades não aproveitadas: O ambiente como um todo, por ser um espaço reaproveitado no hall do elevador, padece de uma mudança adaptando-se aos novos usos do espaço. Poderia ser mais atrativo para que o uso fosse mais constante entre os usuários da escola. Devido à nova utilidade conferida ao ambiente parece agradar a todos e tem potencial a ser explorado como, por exemplo, a boa articulação com os espaços vizinhos, a ventilação e a iluminação natural.


Aspectos Técnicos:

Conforto Térmico: O ambiente é bem ventilado por ser aberto. A temperatura no local é agradável nesse fim de inverno, tanto de dia, quanto à noite.*

Conforto Acústico: Por estar inserido num canto de passagem da escola este local possui muitos ruídos que são formados pelos sons vindos do diretório acadêmico, dos elevadores, do pátio interno e do corredor que segue o hall de entrada da escola. Do mesmo modo também é possível ouvir o que se passa no Lounge na maioria, se não em todos, os cômodos próximos. Isto causa um desconforto acústico e prejudica a função principal das salas, pois o Hall é um lugar de descanso, conversas paralelas ou coletivas.

Iluminação:
A iluminação pela manhã é privilegiada devido à luz do sol que incide no lounge.* Pela tarde, como a incidência do sol no pátio interno é menor a iluminação ocorre indiretamente, mas ainda sim não há a necessidade de iluminação artificial.
Pela noite o Lounge é iluminado pelas luzes centrais com lâmpadas fluorescentes que existem no ambiente e também com a iluminação do corredor.* Ainda sim a iluminação no local é mal planejada, pois são poucos os focos de luz e estes estão mal direcionados provocando uma sensação de um ambiente escuro e inóspito. Entretanto, nota-se que o ponto em que foi colocada a luminária favorece a imagem do profeta, adequando-se então ao que foi inicialmente projetado para aquele ambiente.*

Materiais: O piso de pedra contribui para a troca de calor rápido entre o ambiente e o chão deixando o ambiente um pouco mais fresco. As luminárias da forma como foram colocadas “para dentro” do teto são pouco eficazes para iluminar o ambiente como um todo. O teto mal acabado aparenta um ambiente antigo e descuidado.*

Aspectos Formais:

Informação espacial: Um espaço com delimitação convencional entre o pilar de sustentação do edifício, a vidraça que divide o lounge e o pátio interno e a parede que faz a divisão com o banheiro feminino.
Contêm um profeta que nomeia o local, telefone público, luminária, três quadrados metálicos que foram adaptados a servirem como mural.*

Mobiliário: Composto de dois sofás, sendo um para três pessoas, outro para duas pessoas, além de outras duas poltronas. Todos eles móveis reutilizados.
O sofá para duas pessoas requer uma reforma, assim como as poltronas estão sendo apoiada por tijolos para suprir a ausência de um dos pés de sustentação.* Conta com uma estátua do profeta.

Articulação entre os espaços adjacentes: Por ser um espaço de passagens de alunos e professores a articulação entre os lugares adjacentes é considerável. Por ter uma vidraça que serve como divisória com o pátio interno percebe-se uma facilidade de mobilidade entre o espaço do pátio e o hall.* É também articulado com o corredor, pois necessariamente para passar para o diretório acadêmico e as salas conseguintes é necessário passar pelo hall do profeta. É também semi-articulado com o D.A. e com os sofás do pátio, gerando ali um ciclo de lugares de descanso e entretenimento: D.A., lounge do profeta e pátio interno.


































Existenzminimum

De acordo com o Livro: "The CIAM discourse on urbanism, 1928-1960 Por Eric Mumford,Kenneth Frampton"

Existenzminimum foi a nova forma de urbanização de cidade, discutido no CIAM (Congresso Internacional da Arquitetura Moderna) derivado do pensamento Le Corbusier e os socialistas alemães. Tendo apoio de organizações da França, governos municipais da Bélgica, Países Baixos, e outros lugares na Europa. E estimulado pela política de gerar revoluções dos soviéticos.

Existenzminimum é a prática de construções de casa voltados para industrialização das cidades, que visava o baixo custo de construção, e por tanto casas menores, devido também ao periodo entre guerras que não foi tão favorável economicamente para os países europeus.

Existenzminimum varia de Existencia (moradia) minima.
http://books.google.com.br/books?id=C4uNElGkBoYC&pg=PA40&dq=Existenzminimum+CIAM&ei=f9a_SunABp2sNZiEgRo#v=onepage&q=Existenzminimum%20CIAM&f=false 

Desenho de observação: Lounge do Profeta.


Trabalho (atrasado) Perspectiva.


Lorena, o trabalho. :-)

Oncle Hertzberger.

Tirinhas Niemeyer




Photoshop CS4

Pra quem precisar

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Think - Mapa

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