Formas de deslocamentos no espaço urbano e suas filosofias

Flâneur, do francês, significa vagabundo, preguiçoso, que varia do verbo, em francês também, Flâner, andar vagarosamente. Charles Baudelaire deu outro significado a palavra relacionando com seu sentido primitivo acima citado, que é o de andar pela cidade vagarosamente, no sentido de analisar seus detalhes, e ser um tanto festivo quanto sua interatividade aos habitantes do local. Com o uso do termo Flâneur, este foi ganhando significado como compreensão da modernização e urbanização das cidades.


Na arquitetura e no urbanismo o Flâneur é considerado como aquele habitante de uma rua, um cidadão, que é afetado pela arquitetura e planejamento desta mesma, sem intenção, seria algo próximo a um turista.


Deriva (do situacionismo) é uma forma de caminhar pelo espaço urbano sem uma direção. É algo também próximo ao turismo pela sua forma de apreciação da arquitetura do local por onde se caminha.


De acordo com Ivan Chtcheglov a deriva se originaria de acordo com que os cidadãos entediados, sem poder ter relação com a natureza, viria a se contentar observando o urbanismo, a arquitetura.


O andar sem rumo viria como algo de se aventurar numa selva de concreto, explorá-la.


Le Parkour é a forma de se locomover de um lugar ao outro da forma mais eficiente possível, utilizando as habilidades do corpo humano.


Parkour (também chamado de PK) não pode ser considerado um esporte radical, é considerado mais como uma arte marcial, já que o objetivo do praticante é se proteger, quanto a ferimentos, quanto a perigos, quanto energeticamente, necessitando assim de movimentos não necessariamente mais rápidos, mas mais econômicos e efetivos, ou seja, eficientes. O lema não-oficial do PK é “Ser e Durar”.


A relação entre as 3 formas de movimentação entre si e também em relação ao urbanismo é que todas usam o espaço urbano, seja de forma turística, observadora ou usando as construções como “caminhos” incomuns para passagem e/ou fuga.


Bibliografia:
Flaneur http://en.wikipedia.org/wiki/Flâneur
Deriva  http://www.pontodevista.jor.br/livros/situacionismo.htm / http://www.rizoma.net/interna.php?id=130&secao=potlatch
Le Parkour http://pt.wikipedia.org/wiki/Parkour







0 comentários: